Quanto maior a quantidade de recursos audiovisuais em um auditório maior a complexidade de operação e maior o custo operacional do mesmo. Não seria bom ter todos os mais modernos recursos porém com a complexidade de um simples toque de botão?

O auditório do futuro existe hoje!

Através da programação Endev e de equipamentos de automação um único operador pode enviar com extrema facilidade qualquer imagem de seu computador para qualquer que seja o dispositivo de imagem do auditório, seja projetor, TVs laterais, TVs do Loundge, etc. Nossa programação dos DSPs eliminam a necessidade de um operador específico para áudio manipulando os microfones, assim como permite escolher o volume de microfones e outras fontes de áudio com a simplicidade de um toque em uma tela touchscreen sem que o operador saiba operar equipamentos complexos de mixagem. O mesmo acontece com a iluminação e portanto não é necessário operador de luz. Isto é, Automação ENDEV = baixíssimo custo operacional.

O primeiro passo é projetar o ambiente para a máxima otimização tanto sob o aspecto visual quanto sonoro. Para tal é preciso simular o ambiente em 3D, verificando em cada local qual a visão dos usuários e quais recursos podem ser utilizados para maximizar essa experiência.

Uma vez finalizada a concepção visual é preciso projetar e simular o áudio garantindo a homogeneidade do volume e a inelegibilidade em todo os locais do auditório. Como temos limitações físicas como limite do pé direito, materiais arquitetônicos (estética), etc. é preciso otimizar o ambiente físico ao máximo. Para atingir a perfeição e fazer o fine-tuning utilizamos equipamentos DSPs (Digital Signal Processors) que processam o som em tempo real removendo re-alimentações, distorções, ruídos, etc. Os DSPs também controlam o volume de todo o sistema de alto-falantes.

Vários recursos modernos são então adicionados ao projeto como Sala de Tradução Simultânea, sistema de vídeo conferência HD com duas câmeras (capaz de transmitir não somente a apresentação / palestra como também a reação e perguntas do auditório), Sistema de TVs e áudio no Lounge anexo ao auditório, local onde se pode fazer uma ligação telefônica ou um coffe break mas continuar acompanhando o evento, automação de iluminação, sistema de microfones digitais que são imunes a interferências, sistema de conexão para Notebook de apresentadores / palestrantes, etc.

Mas com tantos recursos qual o tamanho ideal da equipe de operação para esse auditório? Cinco profissionais? Seis profissionais? Resposta: Apenas 1 (um) único operador. Como? Resposta: Tecnologia de automação Endev!

$

$

$

$

$

$

$

$

$

$

$

$

$

$

$